Comprar um imóvel na planta. Quais são os benefícios e os malefícios?
19/02/2016 - imóvel na planta
Comprar um imóvel na planta. Quais são os benefícios e os malefícios?
Em tempos de incertezas quanto à evolução das vendas no mercado imobiliário, o comprador que já está se programando para adquirir um imóvel novo, assim como o corretor de imóveis, deve ficar mais atento às oportunidades que podem surgir.
Com o objetivo de garantir as vendas, as construtoras começam a aumentar a flexibilidade na negociação dos valores, dando descontos agressivos. No entanto, é preciso conhecer os benefícios e malefícios de comprar um imóvel na planta.
Então, aproveite para se informar e descubra se intermediar um imóvel durante a sua construção é interessante para você.
Benefícios
Quando olhamos para as características físicas, o imóvel na planta apresenta boas vantagens. Algumas construtoras permitem certas mudanças na localização das paredes. Assim, a troca de acabamentos e dos materiais utilizados se torna uma possibilidade viável para um imóvel em construção.
Na comparação com as peças antigas, os prédios atuais possuem cômodos com menos espaço. No entanto, o número de cômodos é maior para atender às necessidades atuais.
Esse tipo de imóvel é bastante apropriado para famílias com filhos. Além da quantidade de cômodos, eles estão sendo construídos em regiões fora do centro das cidades e pouco desenvolvidas. Por isso, há uma preocupação maior com áreas de lazer, como academia, playground, churrasqueira e quadras, evitando grandes deslocamentos.
As instalações elétricas, bem mais modernas que as de um imóvel antigo, é outro ponto de destaque.
Valorização do imóvel
Do ponto de vista financeiro, um imóvel vendido na planta também possui algumas vantagens.
A primeira está relacionada a condição de pagamento que permite ao comprador parcelar 30% da entrada durante o período da construção até o dia da entrega das chaves – que dura, em geral, três anos. O restante pode ser quitado de acordo com a maneira de financiamento escolhida.
O imóvel da planta não é mais barato que um já construído. Por outro lado, ele se valoriza mais com o passar dos anos, superando a quantia investida. O número maior de vagas na garagem também é uma vantagem particular desse tipo de imóvel que reflete de forma positiva na valorização.
Malefícios
O cumprimento no prazo da entrega do imóvel é a principal preocupação de quem faz uma compra na planta. E não há como discordar que é bastante desagradável você se programar para a mudança no novo apartamento e ele não ficar pronto na data prometida.
Reclamações desse tipo são bastante frequentes. Pior que o atraso na entrega é o risco de nunca receber as chaves de sua nova casa. Isso pode acontecer caso a incorporadora entre em falência durante a construção. Há até situações em que o imóvel adquirido passa a ser utilizado pelo vendedor para quitar suas dívidas.
Foi buscando evitar situações como essa que foi editada a Medida Provisória 656 de 7 de novembro de 2014. Com a MP, os credores só poderão tomar unidades dos empreendimentos que ainda não foram vendidos, um passo importante para dar mais segurança à aquisição de unidades na planta e não deixar o mercado imobiliário esfriar.
Quanto aos atrasos, ainda não há medida que cause uma solução efetiva. Por isso,é bom se informar sobre a situação financeira da construtora com o corretor que está intermediando a negociação.
O corretor, por sua vez, precisa estar atento ao mercado imobiliário e às ferramentas que poderá lhe ajudar a explanar as dúvidas dos clientes e fazer bons negócios.
#venhaseratual
Fonte: VilleImob